ANDRELÂNDIA NO SÉCULO XX - biografia de um tempo- história, 90 páginas
Paulo Cesar de Almeida

LANÇAMENTO VIRTUAL, contate pelo e-mail: oficinaeditores@oficinaeditores.com.br


Enquanto revisava “Andrelândia – Vultos e Fatos – História e Gente”, em 1994, cheguei a pensar que poderia ter explorado um pouco mais a temática ali desenvolvida, embora estivesse ciente de que a obra apresentava-se fiel ao projeto inicial e que qualquer acréscimo exigiria a inserção de, pelo menos, mais um capítulo, aumentando o volume e alterando a estrutura do trabalho. Além disso, se começasse a incrementar o livro com todas as idéias que por ventura surgissem, certamente o trabalho tornar-se-ia infindo. Por isso, optei por deixar as anotações na gaveta e, futuramente, retomar o assunto.
A proposta do atual trabalho foi apresentar, em forma de crônica histórica, o panorama mundial verificado durante o século XX, dando ao leitor a possibilidade de refletir e localizar cronologicamente, os fatos, suas causas prováveis e possíveis conseqüências. E, nesse contexto, conhecer um pouco mais da história andrelandense, observada também através das biografias dos dirigentes municipais, que conduziram os destinos da cidade durante os últimos cem anos.
Observa-se que esta não é uma obra de muito fôlego, contudo, como qualquer outro projeto historiográfico, demandou uma extensa pesquisa e um intenso trabalho de análise de dados e datas, muita paciência para conferir, comparar e refazer os textos a cada nova descoberta, sempre atento à veracidade dos fatos e à confiabilidade das informações, posto que em muitos casos pode-se contar apenas com o depoimento de pessoas, em decorrência da inexistência de registros oficiais.
Há quatro anos o trabalho já estava em vias de publicação, contudo, no intuito de fazê-la com a máxima imparcialidade e correção, não quis me apressar. Protelei, então, seu lançamento em decorrência de algumas incertezas com relação a datas e diante de fatos que me pareceram obscuros, duvidosos, e que poderiam colocar em xeque a qualidade e a seriedade de minhas pesquisas. Assim entendido, eliminadas todas as dúvidas, com um considerável atraso, reconheço, levo a público mais esta obra sobre Andrelândia, fruto de minha dedicação à terra natal, que, dado o caráter investigativo dos fatos e sua localização cronológica, ouso chamar de “Andrelândia no século XX — biografia de um tempo”.
Andrelândia, 2005.
O Autor

Peça por e-mail, preço de lançamento: R$18,00 (dezoito reais)